FRASE DA SEMANA

"Inútil, inútil, a forte chuva mergulha no mar" Jack Kerouac

TIRINHA DA SEMANA

TIRINHA DA SEMANA
Níquel Náusea, por Fernando Gonsales

terça-feira, 22 de junho de 2010

CINEMA: crítica de Toy Story 3

  • Novo filme da Disney.Pixar é divertidamente emocionante

Toy Story 3 é simplesmente a obra animada mais perfeita que a Disney/Pixar já criou até o momento. Se for para compará-lo às animações anteriores, eu diria que ela tem o melhor de cada filme já feito; a carga emocional de Procurando Nemo e Up, as aventuras de tirar o fôlego, dignas de um bom filme de ação, de Os Íncriveis e a comédia de Monstros S.A. E tudo isso em medidas acertadíssimas. Mais: o filme, devido ao avanço da tecnologia nesses últimos 15 anos, apresenta-nos uma beleza gráfica irretocável. É perceptível a mudança nos personagens, todos, sem exceção, incluindo os humanos, estão mais belos, bem acabados e mais realistas, sem perder, porém, o estilo caracaterístico dos desenhos da Disney/Pixar.

Na trama, Andy, já com seus 17 anos, vai para a faculdade. Ele decide, então, guardar seus brinquedos no sótão - com exceção do cowboy Woody, que irá para a faculdade também - porém, por engano de sua mãe, eles acabam indo para doação; lá na creche Sunnyside eles encontram um ursinho rígido e ditador disfarçado por um cheirinho de morango silvestre! Cabe a Woody, então, resgatar seus amigos e derrubar o rancoroso urso rosa Lotso do controle de Sunnyside, lugar de brinquedos oprimidos e mal tratados.

Ponto para o filme por acrescentar personagens novos - caso do metrossexual de plástico, Ken; o já citado urso tirano, Lotso - e aprofundar na interação e na amizade desenvolvida entre os protagonistas ao longo dos anos e dos filmes - caso de Woody e Buzz. Outro ponto para o filme: não negligenciar a qualidade da "atuação" dos personagens humanos, é tocante a cena de despedida de Andy de seus brinquedos...talvez, para a criançada de hoje, a cena não seja tão forte, afinal, elas não cresceram assistindo a série Toy Story; mas para os mais velhos que acompanharam desde o início, como eu, é de derramar lágrimas.

São 15 anos que separam este do primeiro filme, a trilogia demorou para ser finalizada, mas seu momento chegou, e ela foi fechada com chave de ouro... uma verdadeira obra-prima da animação, possível concorrente ao Oscar de Melhor Animação.

Recomendo-o a todos, adulto que vai levar o filho, criança que nunca ouviu falar de Toy Story, jovens que assistiram aos anteriores, enfim, apreciadores da boa e sétima arte, esta é uma animação essencial e que acabou de fazer história nesta primeira década do cinema do século XXI.

"O tempo vai passar

Os anos vão confirmar

As três palavras que eu proferir

Amigo estou aqui"


EXCELENTE

6 comentários:

  1. eu não ia assistir esse filme, mas já que todo mundo mundo ta falando tao bem assim dele (inclusive o Tiago) acho que vou dar uma chance

    ResponderExcluir
  2. bom tiago, eu também não ia assistir esse filme no cinema ia esperar chegar em DVD, mas após ler a sua crítica acho que vou acabar assistindo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tiago. O filme realmente é ótimo e ter assistido com meus dois filhinhos Paulo e Tiago (o pão de queijo) foi melhor ainda. Vale a pena conferir...

    ResponderExcluir
  4. Depois deste comentário não posso ficar de fora, pois o Tiago é muito crítico, deve ser bom mesmo. Marcus Melo

    ResponderExcluir
  5. Já até assiti o filme depois que li esse seu comentário, e você está certo, muito bom esse desenho Tiago.

    ResponderExcluir
  6. Não achei que foi o melhor, mas senti que foi o que recebeu mais carinho. E chorei, assim como Andy, ao me despedir de todos os personagens. Mas sua crítica está muito legal =)

    ResponderExcluir