FRASE DA SEMANA

"Inútil, inútil, a forte chuva mergulha no mar" Jack Kerouac

TIRINHA DA SEMANA

TIRINHA DA SEMANA
Níquel Náusea, por Fernando Gonsales

sexta-feira, 18 de junho de 2010

LITERATURA: especial José Saramago

  • Um adeus ao Mestre
O mundo literário entra em luto. Era um dos maiores nomes vivos da literatura e, talvez, o maior da língua portuguesa atual. Morreu hoje - dia 18 de Junho de 2010 - aos 87 anos de idade, em sua casa nas Ilhas Canárias, Lanzarote, devido à problemas respiratórios que muito se agravaram nos últimos meses.

Português de origem humilde, José Saramago foi forçado a largar os estudos e a trabalhar desde cedo para ajudar na família. Exerceu diversas profissões - serralheiro, desenhista, funcionário público e jornalista - antes de se dedicar somente à literatura.

O reconhecimento mundial de suas obras veio somente aos 60 anos, com o romance Levantado do chão (1980) e dois anos mais tarde lança Memorial do convento (1982), ainda nessa época José Saramago vivia em Portugal. Porém em 1991 - já casado com sua atual esposa e jornalista espanhola Pilar del Río - na época do lançamento do seu livro mais polêmico, O evangelho segundo Jesus Cristo, Saramago se vê sendo censurado pelo católico governo Português, sendo o autor ateu e contra a qualquer tipo de censura, ele se muda, juntamente com Pilar, para as Ilhas Canárias, Lanzarote, onde viveu até o fim de sua vida.

Seu livro mais famoso talvez seja Ensaio sobre a cegueira, um relato imaginário totalmente realístico sobre uma cegueira branca que acomete os habitantes de uma cidade fictícia, gerando caos e resultando, assim, em uma nova visão do mundo... "tivemos de cegar para voltar a ver o mundo", diz em certo momento, ao final do livro, uma de suas personagens sem nome.

O útimo romance publicado volta a tocar na polêmica religião/catolicismo, Caim, porém sem a força arrebatadora de seu antecessor O evangelho... Mantinha, também, nestes útimos anos um blog com suas idéias e pensamentos, o http://caderno.josesaramago.org/.

Vale lembrar o prêmio Nobel que ele recebeu em 1998. Foi o primeiro prêmio Nobel de literatura para um escritor da língua portuguesa, o verdadeiro responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da língua portuguesa; para Harold Bloom, crítico norte-americano, Saramago é "o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje".

O escritor conterrâneo de Saramago, Gonçalo Tavares, pediu que se respeite a obra do mestre e que façamos um esforço para publicá-la... O enorme respeito por ele eu já tenho, a divulgação eu faço agora: clique nas capas dos livros para fazer seu download.




3 comentários:

  1. Esse deixou bons livros como legado. Adeus Saramago.

    ResponderExcluir
  2. baixei o evangelho segundo jesus cristo.
    vamo ver se presta mesmo, euheueheuheueh
    vlw pelos links!

    ResponderExcluir
  3. Uma grande perda e um sentimento de saudade Saramago nos deixou.
    Muito bom você ter colocado os links, acho que vou baixar O memorial do convento para ler nas férias.

    ResponderExcluir