FRASE DA SEMANA

"Inútil, inútil, a forte chuva mergulha no mar" Jack Kerouac

TIRINHA DA SEMANA

TIRINHA DA SEMANA
Níquel Náusea, por Fernando Gonsales

domingo, 13 de junho de 2010

FRASE DA SEMANA

  • Oscar Wilde, o autor das frases espirituosas

Autor irlandês extremamente satírico, chegando a "transbordar" espiriruosidade. Talvez a primeira figura notável a sofrer de assédio contra os gays. Desde cedo, sua preferência por decoração de interiores com lírios e penas de pavão já indicavam seu comportamento estranho e possivelmente homossexual.

Oscar Fingal O'Flahertie Wilde, escritor do célebre romance O retrato de Dorian Gray, nasceu em 1854 em Dublin, filho de uma família protestante, cursou o Magdalene College de Oxford e passou a morar em Londres onde teve uma vida social bastante agitada. Em 1883 entra para o mundo literário com uma série de comédias teatrais bem sucedidas e atinge o sucesso imortal com o já citado O retrato de Dorian Gray de 1890- seu único romance - obra que retrata a visão de uma sociedade hedonísta e narcisista do século XIX, através da vida libertina de um personagem-título cheio de vaidade e que muito lembra o poróprio autor.

Em maio de 1895, após três julgamentos, Oscar Wilde foi condenado a dois anos de prisão por cometer atos imorais com diversos rapazes. Em 1897, Wilde é libertado, porém, após tamanho escândalo, muitos de seus "amigos" se afastam do decaído escritor, sua produção literária escasseia e o que ele produz é assinado por pseudônimos, some tudo isso ao violento ataque de meningite, o resultado? Sua morte precoce, aos 46 anos, em 30 de novembro de 1900 - em um humilde apartamento de dois quartos - pobre e esquecido... porém, no leito de sua morte ele proferiu - referindo-se ao horroroso papel de parede de seu quarto - a sua última frase espirituosa:
"Um de nós dois terá de sair daqui"
Pena que quem saiu foi ele, Oscar "Dorian Gray" Wilde... antes tivesse sido o papel de parede.
Confira, sempre ao final do blog, a FRASE DA SEMANA. Toda semana uma frase diferente, todo mês uma personalidade diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário