FRASE DA SEMANA

"Inútil, inútil, a forte chuva mergulha no mar" Jack Kerouac

TIRINHA DA SEMANA

TIRINHA DA SEMANA
Níquel Náusea, por Fernando Gonsales

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CINEMA: crítica de Eclipse - A saga Crepúsculo

  • As fãs que me perdoem mas...

A Saga Crepúsculo: Eclipse é risível, sem ser um filme de comédia, o riso do ridículo vem fácil com tantos elementos e personagens cômicos. Parece-me que nenhum dos personagens funcionam na tela: Bella, com cara de nojo, loucamente apaixonada por Edward, insiste em se transformar em vampira, apesar dos demais personagens listarem os males da transformação; Edward, com cara de dor, o homem do século passado, o maior romântico desde Don Juan, o vampiro que brilha no sol - Bram Stoker e seu Drácula tremem dentro do túmulo; Jacob, um menino fazendo papel de bobo/lobo, sempre sem camisa a mostrar seu corpo escultural; e a lista não termina, mas basta por aqui, contudo, talvez o único personagem que se assemelha a alguém real é Charlie, pai de Bella, com seu conflito de pai-solteiro-cuidando-sozinho-da-filha-adolescente, ele convence.

Na trama Bella continua seu dilema, escolher entre o vampiro e o lobisomem, enquanto isso, Victoria, a vampira viúva do primeiro filme, volta a Forks para se vingar de Bella, para isso ela reúne um exército de vampiros. Ao final do filme temos uma batalha insosa dos Cullens e lobisomens contra o exército do mal de Victória. Não temos, contudo, apesar dos inúmeros desmembramentos, uma única gota de sangue...os vampiros são de gesso, é ver para crer. Mas o propósito do filme não era a ação, mas sim o romance. Nesse ponto Eclipse não difere em nada dos filmes românticos melosos que circulam pelo mercado cinematográfico.

Um ponto positivo do filme é sua trilha sonora, com o melhor das bandas indie norte americanas e inglesas, tem desde Vampire Weekend, o manjado Muse, e (surpresa) The Dead Weather! Com tanta música boa as cenas mais mixurucas recebem o devido up necessário. Ponto positivo pela série ter aprendido a rir de si mesmo, não se levar a sério demais, isso fica bem claro quando Edward olha para Jacob e pergunta a Bela: Por que ele nunca veste uma camisa?

Ponto negativo (mais um?) : os flashbacks, são enjoativos, o diretor parece ter descoberto o recurso há pouco, usando e abusando dele para recontar as histórias do passado dos lobos e vampiros. É inexplicável, outro ponto negativo, o fato de todos personagens desejarem a protagonista - Volturis, Cullens, Lobisomens, Victória, o finado James- e assim ela ser motivo de briga, motivo de união, de guerra e paz. Santa Bella, se ela não virasse uma vampira, ela seria canonizada.

Porém, como se não bastasse, a série ainda não terminou, indo na cola de Harry Potter o último livro se dividirá em dois. Edward pede Bella em casamento em Eclipse, se depender do vampiro purpurina Bella será mordida e tirará a roupa somente no próximo filme e na última parte - Bella já em sofregante êxtase carnal - veremos, finalmente, a consumação do ato... ou não.

RUIM

4 comentários:

  1. Eu realmente me incomodo com o fato de ela não querer casar por ser muito nova, mas querer a todo custo virar vampira e passar do resto da vida com o vampiro brilhoso. Isso não faz sentido...

    ResponderExcluir
  2. fui tallita, tive que ver pra poder falar mal. mas saiba que fui com a mente aberta...mas, como disse eu ri pencas dessa ridiculisse. e nica axo q eu sei pq ela quer virar vampira...algo impublicável-coff, ela tá-coff-querendo sexo-coff.

    ResponderExcluir
  3. é isso aew, a melhor coisa de eclipse foi a trilha sonora mesmo apoiado.
    e recomendo que assistam esse video... algumas verdades sobre twilight, rsrs
    http://www.youtube.com/watch?v=2Lp7XO6oWCM&feature=sub

    ResponderExcluir