FRASE DA SEMANA

"Inútil, inútil, a forte chuva mergulha no mar" Jack Kerouac

TIRINHA DA SEMANA

TIRINHA DA SEMANA
Níquel Náusea, por Fernando Gonsales

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FRASE DA SEMANA

  • Jack Kerouac, o lirismo e a loucura do pai da geração beat


"Estás aí, Senhor estrela? -

Suave é o chuviscar que pertubou minha calma".

Dono de uma prosa poética carregada de pensamentos budistas sobre iluminação e uma narrativa lenta e depressiva, que o próprio autor chamou de "algo parecido com o fluxo de consciência", Jack Kerouac é considerado por muitos, a seu contra gosto, o pai da geração beat. Seu livro de maior sucesso, On the road - pé na estrada, influenciou milhares a seguir seu estilo de vida exótico, causou uma verdadeira revolução cultural e escancarou ao mundo o lado sombrio do sonho americano.

Referente ao seu modo peculiar de escrever, Truman Capote disse certa vez: Isso não é escrever, é datilografar. Porém, deve-se salientar que o escritor - sempre associado à escrita automática e espontânea - revisava diversas vezes seus escritos para que eles ficassem acessíveis ao leitor.

Além de sua escrita, seu estilo de vida também era peculiar: já na vida adulta ainda vivia com a mãe, encontrava-se constatemente bêbado - tinha até uma cama armada na loja de bebidas de seu bairro - perambulava pela cidade descalço ou com chinelos de quarto, pedia muita carona e "filava a bóia"dos outros.

Morreu aos 47 anos (1922 - 1969), de hemorragia abdominal, com um caderno e uma caneta na mão, muitos fãs e admiração da crítica literária da época...sim, seu talento foi reconhecido ainda em vida - incrível.

Neste mês as frases da semana serão dele. Porque...toda semana uma frase diferente, todo mês uma personalidade... diferente (é pra rimar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário